29 de jun. de 2011


Como escolher a sua camera digital?

2
Bem antes de tudo estou dando os devidos créditos ao site que achei este poste maravilhoso sobre câmeras IEMAI e CRAVOECANELAPHOTO ... Feito isso vamos ao post Beijos...!

Como escolher a sua câmera digital??
A escolha de uma câmera digital continua sendo um grande problema. São muitos modelos no mercado e muitos detalhes a se considerar.…
O primeiro passo para fazer uma boa escolha é definir que tipo de uso você dará a câmera.
1. Você precisa apenas de uma Point&Shot, se:
- Gosta de câmeras pequenas e fáceis de usar.
- Não entende de velocidades, aberturas de diafragma, e não pretende aprender.
- Quer praticidade e boa qualidade de imagem.
- Raramente vai imprimir alguma coisa maior que 15×21.
2. Você precisa de uma Compacta Amadora se:
- Não quer carregar cameras grandes demais.
- Pretende um dia, quem sabe… aprender mais sobre fotografia.
- Quer qualidade melhor de imagem e mais controle sobre a câmera.
- Raramente vai imprimir alguma coisa maior que 20×30.
3. As Superzoons são para você se:
- O tamanho não é problema.
- Você sente a necessidade de uma câmera que se ajuste melhor a sua mão.
- Que mais flexibilidade da lente.
- Não se incomoda com uma lente um pouco mais lenta na hora de focalizar.
- Pretende imprimir fotos em tamanhos maiores, como 20×30 ou 30×40.
- Quer total controle sobre as funções da câmera.
- Procura lentes de melhor qualidade.
4. DSLRs são para quem:
- Já tem conhecimento dos fundamentos da fotografia.
- Não tem problema em carregar uma câmera grande e mais algumas lentes. Um conjunto bem pesado.
- Pretende se profissionalizar, ou já é profissional.
- Busca total controle sobre a imagem.
- Quer imagens com menos “noise” e desempenho aceitável em ISOs altos.
- Imprime posters e imagens grandes.
- Busca flexibilidade no uso das lentes.
- Gosta, muito, de fotografia.
- Considera qualidade, nitidez e definição de imagem, muito importantes.
- Sabe o que é RAW, Dynamic Range, Av, Tv, Histograma, Custom WB….etc.
......
Após definir que categoria de câmera você quer, é só pesquisar os preços, ver que modelos se encaixam no seu orçamento e verificar os principais pontos de cada uma, são eles:

Tipos de câmeras

Existem outras categorias, mas as principais delas são as Point & Shoot (compactas) e as DSLRs (versão digital da SLR – Single Lens Reflex). Resumindo de uma forma muito básica e excluindo a parte técnica, as diferenças entre esses dois tipos de câmeras são:
  • As Point & Shoot são as câmeras menores, que chamamos de compactas. Elas costumam possuir opções menos avançadas e não permitem a troca de lentes. São práticas e têm a vantagem superior de que dá para levá-las para praticamente todos os lugares. Enfim, todos deviam ter uma Point & Shoot.
  • As DSLRs são câmeras mais complexas e que permitem a troca de lentes. São indicadas principalmente para profissionais ou pessoas que pretendem se profissionalizar. Apesar de possuírem comandos mais avançados, a maioria das DSLRs também possuem o modo automático, que faz com que você não precise ter nenhum conhecimento aprofundado para poder usá-las.
As principais vantagens das DSLRs é que a qualidade das fotos tende a ser bem melhor e a possibilidade da troca de lentes aumenta demais o potencial delas (se você tiver money pra bancar as lentes, óbvio :/). Quanto às desvantagens, considero que as principais são o preço alto e a falta de praticidade, por causa do tamanho delas – não é sempre que dá pra carregar esse trambolho todo contigo. :O
Pra quem só quer tirar fotos e brincar um pouco, as compactas são o suficiente. Principalmente porque a qualidade delas está cada vez melhor. Só que quem espera mais das fotografias sempre acaba sentindo a necessidade de uma DSLR… O negócio é dividir em 1000 mil vezes e ter as duas! Há!

A melhor marca

Sem essa de melhor marca. Por mais que existam os fãs clubes, as câmeras simplesmente têm características diferentes e são melhores ou piores de acordo com as necessidades do usuário. A depender do estilo do fotógrafo e do que ele preza mais na hora de utilizar o equipamento, ele vai preferir essa ou aquela marca.

O mito dos Megapixels

É comum perguntarmos sobre a qualidade de alguma câmera e recebermos em resposta um “Ah, ela tem [300 mil] megapixels”. Nesses casos, quase vale responder com um “E daí?” à essa afirmação. Os megapixels são importantes, sim. Mas a qualidade do sensor da câmera também está ligada a isso.
Os MPs são, resumidamente, uma medida de 1000×1000 pixels de unidade, que indicam a quantidade de pixels que o sensor de uma câmera capta (e pixels são os pontinhos minúúúsculos que compõe as imagens digitais).
O problema é que, por mais megapixels sua câmera possa ter, a qualidade deles dependem da qualidade do sensor. Alguns sensores têm capacidade de captação de luz melhor ou de maior precisão nas cores, coisas assim. E, claro, alguns sensores são de péssima qualidade – é por isso que, geralmente, seu celular de 12.1 MP não é melhor do que sua câmera de 6.0 MP. ;)

A partir do momento em que você conhece a qualidade de toda a câmera, a quantidade de megapixels passa a importar ou não de acordo com a necessidade que você vai ter para os arquivos. Câmeras com muitos MP só realmente necessárias para quem pretende fazer grandes ampliações, produzir outdoors etc. É que os pontinhos minúúúsculos serão esticados, e a imagem pode perder a qualidade se a sua composição não tiver tantos pontos minúúúsculos assim. :D


Sites de comparação

Ok, tudo isso ajuda a esclarecer algumas dúvidas, mas definitivamente não dá tanta luz assim na hora de escolher a câmera. Por isso, acho super úteis os sites que fazem comparações e outros que a gente pode usar para a mesma finalidade.
Já que estamos falando de imagens, nada melhor do que usar fotos para entender as diferenças. É por isso que eu considero o Comparometer, do Imaging-Resource, a ferramenta mais útil na hora de escolher uma câmera. Neste link, você encontra uma vasta lista de modelos para serem analisados (lembre-se de clicar em All Cameras se não encontrar na primeira lista a que está procurando).
Cada uma delas tem uma série de fotos tiradas em ambientes controlados que simulam situações semelhantes entre todas as câmeras. Com essas imagens super detalhadas, você consegue perceber onde as máquinas se diferenciam.
Outro site muito bom é o DPreview. Ele tem todas as especificações técnicas que você precisa saber, inclusive umas que a gente nem sonha que existe.
Para quem procura uma opção em português, este site tem resenhas sobre várias câmeras e comparações com alguns modelos próximos.
No Flickr, há o Finder que indica as câmeras usadas pelos fotógrafos da rede. Além de gráficos comparativos e de uma listagem dos modelos por marcas, dá pra ver alguns exemplos de fotos tiradas com cada um deles.
Na hora de ter uma noção do preço das máquinas, nada melhor do que o Mercado Livre. Coloque o modelo que você procura para ter uma noção dos preços. Vale lembrar que algumas grandes lojas virtuais são boas opções para compactas, mas são bem careiras quando o assunto são as DSLRs! (mais eu não confio muito no mercadolivre,portanto fica por sua opção comprar lá ou não)


Por fim espero que tenham gostado do post lembrando que foi retirado dos blogs acima...Beijos e Divirtam-se

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o post parabéns pelo blog

May disse...

Adorei as dicas!!:D bjos

Postar um comentário

Atenção
Todos os comentários são lidos e analisádos para que não haja nenhum conteúdo ofencivo a mim ou ao proximo